terça-feira, 11 de maio de 2010

Aparentemente, "alguns" ateus são tão fanáticos e militantes como os crentes que criticam!

Já algum tempo que tinha vontade de passar para um blog o que me passa pela alma. O @Dehumanizer finalmente deu-me a motivação para tal e por isso aqui vai o meu especial agradecimento :).

Tudo começa com uma referência no twitter à entrada “Ateus são tão fanáticos e militantes como os crentes que criticam!” feita no blog Ateísmo-PT. Como ateu que sou(bem, na verdade agnóstico ateísta) não pude deixar de me sentir provocado pelo título e, após leitura do texto em questão, tenho a seguinte opinião:
  • Não considero que um ateu seja automaticamente um militante anti-teísta. Um ateu simplesmente não acredita em Deus. Não é alguém que ande de porta em porta a pregar a não existência de Deus... ou pelo menos é essa a minha abordagem;
  • É incorrecto associar a propagação da SIDA em África ao facto de uma organização religiosa(assumo que seja a Igreja Católica) proibir a utilização de preservativos. É verdade que não ajuda mas, se formos a ver os países com maior percentagem de infectados em idade adulta, damos com a África do Sul que é protestante;
  • Acho que o autor confunde fé com religião(e/ou organizações de cariz religioso) e são de facto coisas muito diferentes. Tão depressa fala( e bem) das atrocidades cometidas em nome da religião como atribui as mesmas ao facto das pessoas terem crenças e, por tal, não serem capazes de pensamentos racionais. Jesus foi um dos maiores humanista dos últimos milénios(ou quem criou a personagem) e tinha uma fé inabalável;
  • Acho que se deve criticar aquelas que nós achamos serem más opções/decisões de qualquer organização religiosa mas daí a extrapolar que todo o religioso é mau... como ateu não me sinto nada responsável pelas perseguições feitas a grupos religiosos na Alemanha Nazi, União Soviética ou China;
  • E sim muitas atrocidades se cometeram/cometem em nome da religião, ideiais políticos, território, futebol, etc. Isso é um problema da raça humana não da religião propriamente dita. A religião é só uma das desculpas/catalizador de tais actos.
Algumas destas opiniões foram transmitidas através to twitter o que levou á seguinte resposta do autor: Resposta a duas críticas.

Bem ok, confesso, a primeira foi um pouco provocação/brincadeira :D. Mas como disse antes sou ateu e não sou nada militante anti-religião(como acho que já deu para ver) daí achar errado associar o ateísmo a isso. Aparentemente pratico um ateísmo fraco ao contrário do autor.

Quanto á segunda.... :
  • Sinceramente não vejo como se posso argumentar com lógica a fé(ou ausência dela) de alguém. Para mim é uma perca de tempo;
  • Aprendi há muito tempo que, em certas coisas, nós devemos ser tolerantes. Eu não me importo que um amigo meu seja Jeová deste que ele me me impinja os seus ideias e vice-versa. Respeitar a crença dos outros é meio caminho andado para os outros respeitarem a nossa não-crença;
Em resumo, concordo com muita coisa dita pelo autor mas por outro lado acho a sua posição relativamente à fé dos outros um pouco "extremista" e, aparentemente, "alguns" ateus são tão fanáticos e militantes como os crentes que criticam!

Sem comentários:

Enviar um comentário